Meio Ambiente e Espiritualidade: Atitudes Práticas

Padrão

01) Ecologia do Espírito

A oração e a meditação são bases da ecologia espiritual. Orar é enviar a Deus nossas súplicas, nossos pensamentos. Meditar é receber a resposta de Deus, é um estado de silêncio em que Ele fala em nosso ser. Oração e meditação, principalmente em nome de Jesus,  podem nos levar ao equilíbrio que o planeta necessita para seu processo regenerativo.

02) Ecologia da Mente

Selecionar nossos pensamentos, lembrando que eles, invariavelmente, se transformam em atitudes conforme ensina a máxima budista: “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” (Dhammapada)

03) Ecologia das Emoções

Escolher nossos filmes, músicas, diversões e acessos virtuais, lembrando a expressão de Jesus: “Onde está teu tesouro, lá também está teu coração”. ( Mt 6, 21) Também controlar os altos e baixos, a raiva e a apatia, a atração e a repulsão. Evitar piadas de mau gosto, deboches, sarcasmos e vinganças fazem parte das boas práticas do genuíno cristão.

04) Ecologia do Corpo

Escolher os alimentos criteriosamente, dentro de nossas possibilidades, abolir todos os produtos artificiais como refrigerantes e enlatados, reduzir substancialmente gordura, açúcar e sal e compreender que carnes são cadáveres de irmãos nossos, menores na evolução, é uma reflexão vital para o século XXI. A alimentação correta, com muitos alimentos crus e coloridos, assim como a atividade física prazerosa e o sono profundo devem ser observados como fortes ferramentas contra o estresse.

05) Ecologia da Casa

Consumir, ao máximo possível, de forma consciente, evitando lixo e o lixo inevitável deve ser separado, pois ajuda na sobrevivência de muitas famílias. Reduzir o tempo dos banhos, das torneiras, das lâmpadas, dos telefonemas, da presença no computador e despachar aquilo que jamais usamos, limpando armários e guarda-roupas de forma radical. Uma casa limpa, perfumada e organizada se constitui num templo onde a saúde do corpo e da alma se fazem possíveis.

06) Ecologia do Quintal

Evitar acúmulo de qualquer tipo, formação de poças e sufocamento da terra com excesso de Lages ou cimento ajuda para que seu quintal se torne saudável. Cultivar flores, plantas ornamentais e comestíveis são atitudes que enobrecem e nos preparam para o futuro. Um quintal arejado, arborizado e bonito é palco para a qualidade de vida que todos nós, pessoas, animais e plantas, necessitamos com urgência.

07) Ecologia do Planeta   

Utilizar transporte coletivo e veículos econômicos, andar a pé, plantar árvores, economizar recursos financeiros não investindo em supérfluos, utilizar o celular e o microondas com cautela ajudam no equilíbrio da vida. Jogar o lixo no lixo, cuidar das águas, respeitar os animais silvestres e domésticos e sentir a humanidade como uma família, nos aproximam da espiritualidade que necessitamos para que nossa casa planetária retorne às origens paradisíacas, com ar puro, água cristalina, terra fértil e sustentabilidade plena.

Que Deus nos ilumine e esclareça! Sejamos soldados do Mestre Jesus pela Vida e pela Natureza!

Alexandre Pimentel

Anúncios

Os comentários estão desativados.